Vocês já reparam que todos os anos nesta época acontecem as mesmas coisas: enchentes, deslizamentos, buracos nas ruas e rodovias, e segundo os políticos a culpa é sempre dela, da CHUVA. O que eles fazem o ano todo, quando medidas para evitar esses acontecimentos poderiam ser planejadas e trabalhos deveriam serem executados?
Se o rio transborda, obras de aprofundamento poderiam ser realizadas em períodos de seca, quando os mesmos estão com capacidade mínima e este trabalho poderia ser realizado com mais facilidade. Se o esgoto transborda, o problema pode ser a baixa capacidade de escoamento ou o alto número de lixo ou detritos encalhados no mesmo. Simples, há um longo período no ano em que não chove, por que não realizar força tarefa para limpar esses esgotos? Sim, trabalhos conjuntos em Prefeituras e Companias de Saneamento seria iniciativa eficaz para o combate deste problema. Se o problema for na baixa capacidade de vazão, obras para ´´alargamento´´ ou construções de vias extras de escoamento de água em áreas críticas de alagamento. É como construir outra rede de escomanto ao lado da mesma rede de escoamento.
Em nossa região não encontramos com tanta frequência problemas de deslizamento, mas é notícias todos os anos nos principais jornais do país casos de morte em massa de famílias por soterramento. A Defesa Civil de cada município em muitos casos é omissa, e deixa para agir somente depois da tragédia anunciada acontecer.
E todos os anos deparamos com os mesmos discursos: – O problema é o excesso de chuva. – Não estavamos preparados para tanta água. – Só poderemos fazer algo quando a temporada de chuva acabar.
Ano entra, ano vai e sempre as mesmas cenas. ATÉ QUANDO?
Não há sequem um plano de política pública voltada para o combate as enchentes. Não dá mais para aceitar!
PSOL JALES (http://www.psolsp.org.br/jales/?p=78)
Nenhum comentário:
Postar um comentário