quarta-feira, 13 de abril de 2011

Reflexão (Trabalho Infantil)

(I) ”O que eu sonho? Eu é ter uma vida boa andando de bicicleta pelo mundo todo. Ler eu não sei não. Ma já sei escrever o meu nome [...] Um dia eu me cortei, saí de casa sem comer e quando levantei o facão para cortar a cana...ele cortou minha mão. Foi um corte feio, cinco pontos, mas não deixei de trabalhar não”.
Carlos Adriano, 1 2 anos - morador de Cortês (PE)

(II)” É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”
Constituição da República Federativa do Brasil, art. 227

Responda:
a) Você acha que Carlos Adriano teve seus direitos desrespeitados? Quais seriam esses direitos?
b) Quais são os possíveis motivos desse desrespeito aos direitos infantis?

Postado por Paulo T. Matiuzzi

Nenhum comentário: