sábado, 9 de abril de 2011

DA FORMAÇÃO EM MASSA AOS TIROTEIOS EM ESCOLAS E CINEMAS

Pequeno texto escrito por mim, após assistir um belo desabafo verbal e escrito, da professora Drª Maria Eliza Miranda, da FFLCH/USP.

DA FORMAÇÃO EM MASSA AOS TIROTEIOS EM ESCOLAS E CINEMAS
Vejo a formação continuada do Estado como um projeto de formação rápida de mão de obra, voltada para uma economia crescente no Brasil (é só observar a quantidade de instituições de ensino técnico inauguradas nos últimos anos). É um modelo educacional que não tem formação cidadã. Esse modelo de formação em massa não atende às necessidades que a nossa sociedade dinâmica exige, esse modelo não dá aos nossos alunos formação social e moral. O atual modelo educacional e o ambiente em sala de aula prioriza apenas os alunos que aprendem, abandonando os demais. Mas existe um outro tipo/comportamento de aluno, é aquele que nunca é lembrado, trata-se do aluno quieto e que passa sem ser notado (aprendendo ou não). Formação em massa é ignorar as especificidades de cada educando, o que pode resultar em alunos reprimidos e ignorados (alunos invisíveis, mas que irão aparecer...).

Esse tipo de aluno, esquecido por todos, está muito mais vunerável a explodir sua violência interna mais tarde, atirando e matando em cinemas e escolas. Amigo, o sistema abandona...ele mata e forma para matar, através de suas políticas públicas de fundo de quintal e que abandona os necessitados. E ninguém se manifesta, enfim: somos todos culpados!

Exemplos do descaso, do abandono, da falta de políticas públicas eficientes!

Massacre em Columbine e o episódio do ônibus 174 (veja o trailer do filme)

Nenhum comentário: