quarta-feira, 13 de abril de 2011

Reflexão (O lixo no Meio Ambiente)

O CONCEITO DOS “TRÊS ERRES”- reduzir, reutilizar e reciclar

A busca alternativa para a destinação do lixo também é um exemplo de como se pode pôr em prática o conceito de desenvolvimento sustentável, ainda que de forma localizada. Trata-se da aplicação do conceito dos “três erres” - reduzir, reutilizar e reciclar.

Para reduzir a quantidade de lixo produzida, por exemplo, seria necessário consumir menos, não desperdiçar alimentos e procurar mercadorias cujas embalagens possam ser reutilizadas ou recicladas.
Além do aproveitamento de embalagens para outros fins (vidro de maionese podem ser usados, por exemplo, para guardar temperos; latas de refrigerante podem ser usadas como porta lápis), a doação de objetos que não vamos mais utilizar e o uso do verso de folhas de papel para rascunho são formas de reutilizar.
Reciclar significa produzir novas mercadorias – por exemplo, embalagens plásticas, papel, latas de refrigerante, vidro – utilizando materiais descartados, como plásticos, papéis, vidros, metais, restos de alimentos, entre outros. Reciclagem é um processo industrial que começa com a separação dos materiais descartados a serem posteriormente utilizados na fabricação de novos produtos. Nesse processo, portanto, o lixo serve como matéria-prima.

Para reflexão, veja o vídeo abaixo:



A SOCIEDADE DE CONSUMO

O processo de insdustrialização traz alterações nos hábitos de consumo. Grande parte das populações dos países desenvolvidos e parte dos subdesenvolvidos enquadram-se no que poderíamos chamar de sociedade de consumo. Trata-se de uma sociedade que adiquire uma grande quantidade de mercadorias e também de serviços e que acaba por valorizar extramamente o ato da compra. Esse fenômeno está relacionado ao que chamamos de consumismo.
Principalmente por influência da propaganda e dos meios de comunicação, as pessoas são levadas a querer consumir cada vez mais. Os anúncios publicitários, por exemplo, geralmente relacionam a imagem de um produto ao prazer, à felicidade e à realização, como se ao comprar o produto, as pessoas também adquirissem esses “bens”.
Também as novelas, os filmes, os grupos sociais atuam nesse sentido, estabelecendo modelos de comportamento e incentivando o consumo. Diante disso, as pessoas acabam consumindo, sem perceber, coisas de que não precisam realmente. Esse comportamento incentiva uma produção de mercadorias cada vez maior, exigindo uma exploração também maior dos recursos naturais.

1)De acordo com o texto, o que leva as pessoas a consumir cada vez mais produtos de que não necessitam realmente?
2)Qual a consequência do consumismo para a sociedade e para a natureza?

Nenhum comentário: