quarta-feira, 13 de abril de 2011

A construção do território brasileiro por meio de mapas

A construção do território brasileiro

Todo processo de construção de um território tem uma história. Nem sempre o nosso país apresentou a configuração e os limites internos que conhecemos atualmente e vamos analisar como o processo de construção do território brasileiro se construiu historicamente.
Ilustração de umas das primeiras atividades dos portugueses no Brasil: exploração do Pau Brasil com o trabalho indígena

Em 1500, quando os portugueses chegaram às terras que hoje compõem o Brasil, encontraram muitos grupos nativos, que foram denominados índios.
A primeira expedição após o descobrimento foi enviada com o objetivo de conhecer essas novas terras e estabelecer pontos estratégicos para definição mais tarde dos limites territoriais. As primeiras atividades econômicas estabelecidas pelos colonos foram a extração de madeira e caça de animais de matas. Nesse trabalho era utilizada a mão-de-obra indígena, que recebia em troca objetos de pouco valor. Esse tipo de troca é conhecido como escambo.
O planisfério de Cantino é uma das mais antigas cartas que representam os descobrimentos marítimos portugueses

A Coroa portuguesa estabeleceu as feitorias, que foram os primeiros portos onde atracavam os navios portugueses e que também servia de pontos de patrulha contra os contrabandistas. A colonização efetiva das terras ocorreu em 1530, pois havia receio da Coroa Portuguesa de invasão por outros povos. Dessa forma teve início ao processo de ocupação e organização do espaço brasileiro. Foi estabelecido o governo geral, tendo como sede a cidade de Salvador.
As terras foram divididas em capitanias hereditárias que eram grandes propriedades rurais doadas pela Coroa Portuguesa a portugueses de confiança, os quais tinham o objetivo de produzir nessas terras e ocupá-las. Além da caça e extração da madeira, foi introduzido o plantio da cana-de-açúcar. Essas atividades permitiram o surgimento de vilas e cidades. Foi introduzida a mão-de-obra escrava africana.
A cana-de-açúcar foi grande fonte de riqueza no século XVI e responsável pela ocupação e povoamento do território brasileiro nos primeiros anos. Nos séculos seguintes outras atividades foram desenvolvidas, tal como a criação de gado para alimentar a população crescente. A criação de gado permitiu a ocupação de grande parte do território do sertão nordestino.
No século XVII, a mineração deixou marcas no interior do Brasil, contribuindo para a formação de povoações como Sabará, Vila Rica (atual Ouro Preto), Mariana, entre outras. A capital do Brasil transferiu-se para o Rio de Janeiro. Durante todo esse período outras atividades também foram produzidas, principalmente para alimentar a população. As drogas do sertão também levaram a exploração do interior do território.
O café, produto que se destacou no século XIX, foi responsável pela ocupação efetiva de São Paulo e Paraná. A produção de borracha na Amazônia atraiu grandes levas de populações para a última área do país a ser ocupada.
O desenvolvimento de todas essas atividades contribuiu para a ocupação e a transformação do espaço geográfico brasileiro ao longo da história do país.

Uma ocupação com muitos conflitos

A ocupação e delimitação do território brasileiro ocorreu com muitos conflitos. Inicialmente houve conflito entre os colonizadores e os índios que aqui viviam. Também houve conflitos entre Portugal e Espanha que disputam territórios na América do Sul. E mais tarde houve conflitos entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Dessa forma notamos que o território nacional foi sendo definido por meio de conflitos e tratados.
Até o século XVI, a fronteira oeste do Brasil era definida pelo Tratado de Tordesilhas, o qual anos mais tarde foi trocado pelo Tratado de Madri (1750), que estabeleceu um contorno próximo do que conhecemos atualmente.


Mapa Econômico do Brasil – Século XVI

Mapa Econômico do Brasil – Século XVII

Mapa Econômico do Brasil – Século XVII
O avanço em direção ao interior do Brasil fez com que áreas ocupadas pelos portugueses ultrapassassem os limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas.

10 comentários:

Anônimo disse...

me ajudou muito, muito bom mesmo

Anônimo disse...

Oi esse texto me ajudou muito e me mostrou coisas que eu não sabia.
Muito obrigada!!!!!

Anônimo disse...

Oi esse texto me ajudou muito e me mostrou coisas que eu não sabia.
Muito obrigada!!!!!

Anônimo disse...

gostei muito desse texto me ajudou muito.

Anônimo disse...

me ajudou em um trabalho que valia 15 pontos
e eu tirei 15!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Espetacular, o texto ajuda muita gente, prova de que a internet ensina muitas coisas , mas ainda queria saber se alguém encontrou uma pesquisa menor sobre o processo de delimitação. Obrigada.

Anônimo disse...

Caguei muito ao ver isso até bufei kkkkkkkk

Anônimo disse...

Muito bom o texto valeu

Anônimo disse...

Paulo muito obrigada pelo texto, valeu espero poder contar no futuro com outras ajudas. Muito grata.

Anônimo disse...

Oi deixe watts para mandar nudes