quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Projeto: Reciclagem / Material: Papel e Papelão (7ªE)


Orientações Gerais aos Grupos
O Projeto Reciclagem, destinado às 7ªs séries, tem como objetivo incentivar o Desenvolvimento Sustentável em nosso planeta a partir de ações simples. Desde os tempos mais remotos o homem sempre utilizou os recursos naturais, entretanto a partir do crescimento populacional e aumento da demanda de matéria-prima para produção de mercadorias, tornou-se necessário pensar no consumo excessivo desses recursos. Teria nosso planeta condições plenas para agüentar a super exploração sem comprometer a vida das próximas gerações? Absolutamente não! Muitos dos recursos fornecidos pelo nosso planeta são limitados e precisam ser utilizados de forma consciente.

Nem tudo é lixo
Chamamos de lixo tudo aquilo que não nos serve mais e jogamos fora. Os dicionários de língua portuguesa definem a palavra como sendo: coisas inúteis, imprestáveis, velhas, sem valor; aquilo que se varre para tornar limpa uma casa ou uma cidade; entulho; qualquer material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado. Você já parou pra pensar que muito do que jogamos fora e consideramos sem valor pode ser aproveitado por outras pessoas?

Reciclagem
Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. E o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.

Grupos: a sala será dividida em 8 grupos para os 4 temas de trabalho abaixo.

• Produção de Folders e Cartazes (2 grupos)
• Produção de Vídeo Reportagem (2 grupos)
• Produção de Jogos (2 grupos)
• Produção de Brinquedos (2 grupos)


Produção de Folders e Cartazes: os alunos devem produzir uma pesquisa sobre a reciclagem do papel/papelão, esclarecendo alguns pontos importantes da reciclagem do papel.

• O que é a reciclagem do papel/papelão? Como é feita? Quais são os benefícios? Quais tipos de papel podem ser reciclados?
Obs.: Ao invés de comprar cartolina é necessário utilizar papel e papelão para a apresentação.

Produção de Vídeo Reportagem: os alunos devem produzir um vídeo reportagem sobre a reciclagem do papel/papelão. Podem entrevistar catadores e pessoas que trabalham com a reciclagem do papel. O vídeo deve ter caráter informativo aos demais alunos.

Produção de Jogos: os alunos devem produzir jogos utilizando papel e papelão, evitando assim que estes sejam descartados. Podem produzir tabuleiros de xadrez e dama com papelão, por exemplo.

Produção de Brinquedos: os alunos devem produzir brinquedos utilizando papel e papelão. Podem produzir carrinhos com caixas de sapato ou uma TV com caixas de papelão, por exemplo.





Alguns Sites para pesquisa

Porta São Francisco
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/reciclar-papel-1.php

Recicloteca
http://www.recicloteca.org.br/Default.asp

Como Tudo Funciona?
http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem2.htm


O professor irá destinar uma aula por semana para orientação dos trabalhos, além de sugerir sites e ideias.

Nenhum comentário: