terça-feira, 16 de junho de 2009

(Fal)cidade

Pátio Higienópolis. Não poderia haver nome mais apropriado para um shopping center. Será inaugurado hoje. E foi batizado assim por causa de sua localização. Fica na avenida Higienópolis, no bairro de mesmo nome, em São Paulo.
Antigamente, numa São Paulo dominada pela nobreza do café, a Avenida Higienópolis abrigava famílias ricas. Seu nome é o resultado da fusão de higiene com pólis.
O primeiro vocábulo fala por si. O segundo vem do grego. Significa cidade. Higienópolis evocava a idéia de salubridade, em contraste com zonas periféricas de São Paulo, onde grassavam a varíola e a febre amarela.
Hoje, numa São Paulo bem diferente, a avenida Higienópolis virou corredor de automóveis, endereço de uma classe média que oscila entre a decadência e a emergência.
O shopping devolverá, por assim dizer, sentido à avenida. O Pátio Higienópolis será, como os outros shoppings, mais do que mero centro de compras. Será um lugar onde as pessoas se exilarão da realidade.
O shopping é uma cidade onde a cidade não entra. Ou, por outra, é uma cidade sem os problemas da cidade. Há de tudo em seu interior. Além de lojas, há ruas, praças, bancos para sentar, cinemas e, no caso do Pátio Higienópolis, até teatro, restaurante fino, escola de gastronomia, galeria de arte e pista de cooper.
Mas o que atrai num shopping, o que fascina é aquilo que ele não tem. Não há sujeira nem mau cheiro no shopping. Não há congestionamentos nem trombadinhas. Não há povo no shopping.
O preço da assepsia é a mentira. Sim, o shopping é uma cidade de mentirinha. A atmosfera climatizada e depurada, o piso de mármore, o fausto das lojas..., tudo no shopping conduz à fantasia da cidade sem miséria. Uma cidade onde a verdade é barrada na porta.O problema é que essa cidade idealizada fecha às dez da noite, devolvendo seus frequentadores à realidade. E a São Paulo autêntica, absurdo tornado irreversível, funciona 24 horas por dia.

Extraído de: Josias de Souza. Folha de São Paulo, 18 de outubro de 1999.p.1-2.

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