sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Propósito do blog e Capitalismo Beneficiente

"Percebo que seu blog é destinado sobretudo a criticas explícitas ao capitalismo. Sou totalmente contra qualquer imperialismo velado. Contudo, tento tomar cuidado para não parecer hipócrita e utópica. Sou capitalista, uso Adidas, Nike, Forum (mas não Coca Cola..rs) e de fato contribuo para que essa máquinária evolua, porém tenho um discurso ,por vezes, socialista e ou esquerdista. No mínimo paradoxal, não é...?ao mesmo tempo que falo que uma boa leitura é essencial, fico horas (qdo eu tinha tempo) consumindo cultura de massa..." Por Dani Braga

Sobre o Capitalismo: minha opinião não foge muito diante da sua. Afinal, não é possível fugir dele (em muitos pontos é excelente - falo dos benefícios decorrentes desse sistema), só que ele poderia ser menos cruel... Bem que ele poderia se aplicar um pouco mais ao homem e não somente ao cash, a mais valia global (motor único da história do Capitalismo). Seria lindo!
Por Paulo T. Matiuzzi

Capitalismo Beneficiente
Por Stephen Kanitz em 27 de maio de 1998

"Para o bem ou para o mal, tudo indica que o capitalismo está lentamente vencendo a sua longa luta contra o comunismo e o socialismo. Não que o capitalismo seja superior, mas parece que seus defeitos são menores. Antes que se pule de alegria é bom lembrar que não se venceu a luta contra a miséria e as injustiças sociais, os grandes objetivos do socialismo. Muito pelo contrário. As 500 maiores empresas brasileiras gastam anualmente 2,8 bilhões de dólares em segurança patrimonial e 18 milhões de dólares por mês em filantropia. Algo está muito errado nesta proporção..." "Precisamos achar meios para aprimorar o capitalismo em vez de passarmos por uma revolução para substituí-lo. Mas como? De que forma? O capitalismo se provou muito competente para produzir bens e serviços que os consumidores querem. Se houver um desejo insatisfeito no mercado, algum empreendedor irá se mexer para provê-lo. O que o capitalismo não sabe fazer ainda é produzir bens e serviços de que as pessoas precisam. Não há segredo em vender frangos barato entupindo-os de hormônios ou morangos saborosos, com agrotóxicos. A indústria automobilística colocou airbags nos carros por determinação do governo americano, porque há dez anos atrás o consumidor não queria.As TVs e os anunciantes se digladiam para mostrar o grotesco e o pornográfico, assuntos que o povo quer mas de que não necessariamente precisa." "Tornar o capitalismo mais responsável já não parece uma tarefa impossível e existem vários grupos agindo neste sentido sem ter que passar pelo traumático processo de derrubar o sistema vigente."

Nenhum comentário: